sexta-feira, abril 20, 2012


Os Dalton, os ladrões mais famosos do Faroeste


A banda desenhada acompanha-me desde a infância. Creio mesmo que aprendi a ler mais depressa  para poder lê-la.

A minha primeira professora da Instrução Primária prometia-nos que  logo que soubéssemos ler, nos emprestava uma maravilhosa colecção encadernada de "histórias aos quadradinhos" chamada "O Mosquito". E assim foi.

Desde essa altura que conservo esse gosto que transmiti às minhas duas filhas. Uma delas também aprendeu a ler melhor com a banda desenhada.

Os  irmãos Dalton surgiram em 1954  numa  história intitulada "Hors -la-loi" escrita e desenhada por Morris, que termina com a morte  de toda a famíla Dalton pelo cowboy mais rápido que a própria sombra,  Lucky Luke, com seu cavalo Jolly Jumper , o cavalo mais esperto do mundo.

Em 1958 Gosciny resolve recuperar os Dalton, os bandidos mais famosos do Faroeste,  não os verdadeiros porque tinham morrido, mas os primos Joe, Jack, William e Averell, inimigos de Luky Luke completamente broncos , em ordem crescente em altura e estupidez (Wikipedia") .

Em 1960 surge Rantanplan o cão mais estúpido do Universo (Wikipedia) que nesta imagem parece supervisionar os Dalton o que é, naturalmente, impossível.



6 comentários:

Ana Tapadas disse...

Querida Isabel,
também cresci com a BD, infelizmente fui caindo em pesadas leituras devido à minha profissão e o tempo vai faltando. O meu marido ainda tem sempre alguma BD de Mortadello (agora) que lê antes de dormir...
Eu creio que nestes tempos «hors la Loi» faz bem um post assim!

Beijinho e bom Fim-de-semana.

Ana Tapadas disse...

Querida Isabel,
também cresci com a BD, infelizmente fui caindo em pesadas leituras devido à minha profissão e o tempo vai faltando. O meu marido ainda tem sempre alguma BD de Mortadello (agora) que lê antes de dormir...
Eu creio que nestes tempos «hors la Loi» faz bem um post assim!

Beijinho e bom Fim-de-semana.

alfacinha disse...

Cara Isabel ,eu não lia estas bandas desenhadas , eu devorei-as .
Cumprimentos de Antuérpia onde temos de sofrer os caprichos de Abril .

christina disse...

Bom domingo em companhia des daltons!!!
Beijinhos.

jeff85 disse...

Bigger Dick cool

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Do meu processo de aprender a ler eu lembro da minha alegria de quando pela primeira vez consegui ler em silêncio. Era obviamente um gibi. Meus pais também adoraram que não eu não ficasse mais lendo alto pela casa.