quarta-feira, novembro 07, 2007

Mais uma vez a minha amiga Carminda me desafia para colaborar naquele que parece ser o desafio do momento: A célebre pagina 161.

Com muito gosto, digo eu.

Mas apetece-me divagar um pouco sobre as regras. Dizem elas que não podemos escolher o livro. É o livro que está à mão.

Ora eu tenho vários livros à mão.

Podia ser este, por exemplo:

O Tempo Reencontrado de Marcel Proust que diz o seguinte :

- "Não nos venham com lavagens ao cérebro."

Ou este outro:

- Lilias Fraser de Hélia Correia, (livro que me deu imenso prazer ler) e a frase é:

-"Malagrida causava nas mulheres aquela espécie de arrebatamento que elas buscavam na religião para substituir o erotismo."

Mas regras são regras e o livro que está ainda em cima da mesa , portanto mais à mão, porque o comprei a semana passada e ainda não li, é:

- O Meu nome é Legião de António Lobo Antunes.

Na pág. 161, na 5ª frase completa lê-se... e aqui surge a grande dificuldade. Não existe pontuação, quer dizer existem pontos de interrogação e um caudal imenso de palavras . Vou fazer uma barragem neste imenso rio e escolher a 5ª frase:

-"Serão meus?"

(É a primeira vez na minha vida que começo a ler um livro pela página 161.)

Termino relembrando as regras, para os amigos que queiram continuar este desafio:


1- Pegar num livro que tenha à mão... não vale procurar.

2- Abri-lo na página 161.

3- Procurar a 5ª frase completa.

4- Postá-la no blog.

5- Passar o desafia a 5 bloggers.

6- É proibido ir buscar o melhor livro e postar a frase que achamos mais interessante.

7- Divulgar o nome e autor do livro

A fotografia foi tirada no Fluviário de Mora.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que fotografia, amiga! Magnifique.
Penso muito à tua e Francisco.
Grande abraço.

Carminda Pinho disse...

Isabel,
primeiro os meus parabéns pela fotografia linda com que decoraste o post. Depois ainda te dou novamente os meus parabéns porque desafiaste as regras e, (gosto de pessoas que desafiam regras) dás-nos a conhecer em vez de um, três livros. Dos quais só conheço um, o do A.Lobo Antunes mas que ainda não li.
Obrigada amiga.
Beijinhos

Anónimo disse...

Vamos ao desafio...

ao que tenho á mão?
Na cabeceira e debaixo dela... são?
vários....

mas à mão, mesmo, é poesias de Álvaro de Campos.
....
Para aquele porto que o capitão do Navio não conhece,
...
Sugestivo, não?
beijinhos, laura

Bípede Implume disse...

Cristina, ma belle
Também penso em ti e no Jacques, principalmente se o tempo está bom. E digo: Eles deviam adorar. Como hoje.
Beijinhos e saudades e bom fim de semana.

Carminda, amiga
Foi uma maneira de dar uma volta ao texto, como se costuma dizer.
O livro da Hélia Correia, recomendo vivamente.
Beijinhos e bom fim de semana.

Laura
Fernando Pessoa acredito que se tenha sempre à mão. É como uma bíblia. Resultou lindamente.
Beijinhos e bom fim de semana.